Há alguns dias começamos a perceber que o nível de água no Parque do Lago estava baixando e quem costuma passar por essa região certamente acompanhou o trabalho realizado na manhã de hoje (12).
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Milton Roseira Junior, o lago é artificial, e há mais de 20 anos a limpeza no local é feita apenas nas encostas. “Por isso, existiu a necessidade de uma manutenção completa tendo que haver, inclusive, a retirada da terra, e do acúmulo de lixo que durante anos se aglomera no fundo de rios e lagos. A barragem também está sendo melhorada pra que não haja infiltração. Estamos trabalhando na remoção dos entulhos e, provavelmente amanhã, teremos o peso total do lixo que irá ser retirado, durando o decorrer do dia de hoje”.
Pra que todo lixo seja retirado ainda hoje, a Surg (Companhia de Serviços de Urbanização) está trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros que colabora com as embarcações, que foram emprestadas para ajudar na limpeza, mas também, coopera para a prevenção de acidentes de quem está trabalhando no local.
Os detritos que foram encontrados na parte da manhã são significativos, conforme explica o Tenente Guilherme, do Corpo de Bombeiros: “Pode-se observar nos montes em torno do lago que a quantidade de garrafas de bebidas alcoólicas é grande, juntamente com objetos de vidro plástico e metal. È importante a remoção desse material, porque com o passar do tempo ele prejudica o escoamento e a drenagem da água, além de causar entupimento dos bueiros, que podem ocasionar enchentes”.
O parque sem o volume normal de água não agrada nossa visão, porém, o Engenheiro Civil Nereu Bastiten, responsável pela obra, afirma a importância desse projeto. “Temos que fazer esse trabalho para que não haja redução no tamanho do lago. Se não chover muito, estimamos que em três meses o lago volte à sua atividade normal. Mas depois desse processo, com certeza, ficará melhor, e mais bonito”.
Editado por Poliana Kovalyk
Nenhum comentário:
Postar um comentário