O Restaurante Universitário do campus Santa Cruz da Unicentro após um grande período desativado, cerca de três anos, foi reinaugurado no dia dois de maio deste ano. Agora, o proprietário do R.U., Pedro Silveira, está tentando coletar assinaturas para conseguir subsídios do governo estadual. Segundo ele essa ação tem como principal objetivo diminuir o valor dos pratos, o que tende a beneficiar tanto os acadêmicos, quanto o próprio restaurante, visto que é mantido somente com o consumo realizado pelos universitários.
Atualmente, o valor do prato feito tradicional é de R$3,40, mas a intenção de Silveira é baixar em um real esse valor, caso consiga algum apoio. “Essa ajuda depende dos próprios estudantes. Para que eu possa buscar incentivo estadual, creio que são necessárias cerca de 400 assinaturas e até agora conseguimos apenas 150”.
O R.U. tem vendido cerca de 80 refeições por dia. Caso consiga o subsídio, Silveira prevê que esse número possa dobrar. “O acadêmico não tem muita fidelidade, por isso é preciso investir em qualidade e preço”. O proprietário ressalta que há uma nutricionista que trabalha 15 horas mensais para o restaurante a fim de adequar os pratos às normas nutricionais.
O diretor de campus, Osmar Ambrósio Souza, acha essa iniciativa interessante e acredita que os alunos devem reivindicar suas necessidades: “Toda iniciativa para melhorar a condição de acesso, permanência e conclusão dos cursos na universidade pública é válida”. Ao mesmo tempo, ele entende que essa é uma meta difícil de ser alcançada, tendo em vista que a universidade já levou várias vezes a reivindicação da alimentação para o governo. Por isso é necessário a participação dos acadêmicos: “Os governos reconhecem a importância, mas não atendem aos pedidos. Mas é preciso continuar tentando, uma hora pode dar certo”, opina Osmar.
Quem quiser ajudar basta ir até o Restaurante Universitário (localizando no bloco J do campus Santa Cruz) e assinar a lista que está disponível logo na entrada.

Editado por Ellen Rebello
Nenhum comentário:
Postar um comentário