Ana Carolina Pereira
O Clube Soroptimista de Guarapuava, em parceria com a Secretaria da Saúde e o Hospital São Vicente de Paulo, há oito anos tem realizado ações para a implantação do projeto na cidade. A assistente de direção do hospital, Margaret Kramiake, explica: “Ainda estamos aguardando algumas solicitações do Estado, mas as obras estão prontas e o pessoal está sendo treinado para uma futura inauguração”.
Os BLH (Bancos de Leite Humano), que é um centro especializado e obrigatoriamente ligado a um hospital materno, começaram a surgir na década de 30 no Brasil, com a missão de promover e apoiar o aleitamento materno. É responsabilidade do Banco de Leite orientar e controlar o processamento, seleção e classificação do leite, além de manter um controle de qualidade. Qualquer mãe saudável, que esteja amamentando e tenha leite excedente pode fazer a doação.
Em Guarapuava, o Banco de Leite irá funcionar em um espaço reservado no hospital. Além de atender os bebês internados, oferece também assistência para as mães. Margaret Kramiake relata que a inauguração ocorre somente no próximo ano devido a falta de alguns equipamentos e explica como vai funcionar essa parceria. “A Secretaria da Saúde entra com o espaço físico, o Clube Soroptimista entra com os recursos e o Hospital São Vicente com a mão de obra”.
Editado por Helena Krüger
Nenhum comentário:
Postar um comentário