domingo, 6 de novembro de 2011

Coyotes Rock Band: rock’n roll no estilo old school

A banda guarapuavana, que teve início há mais de três anos, lança seu primeiro álbum

Luciana Grande

Um encontro inusitado em um evento permeado por rock’n roll e pisicodélia. Foi em uma ocasião dessa natureza que a banda guarapuavana Coyotes começou. Três dos integrantes (Divo Silva, Filipe Neves e PH Justus) já tocavam juntos há cerca de 10 anos, mas a formação atual - que foi oficialmente batizada como Coyotes - teve início nessa época, mais especificamente no carnaval de 2008.


Da esquerda para a direita: Filipe, PH, Divo e Marino

De acordo com Divo, baixista da banda, eles conheceram por acaso o atual vocalista, Marino, na excursão para um festival de rock, o Piscodália. “Eu convidei o Marino para fazer um som junto com a gente e ele topou. Pouco tempo depois já começamos a ensaiar, compomos algumas músicas, fomos fazer alguns shows em Ponta Grossa... Tudo muito rápido. Foi uma parceria que deu certo”. Filipe, guitarrista da Coyotes, explica a razão do sucesso dessa parceria. “Apesar de eu, o Divo e o PH tocarmos juntos há mais tempo, o Marino deu certo na banda porque ele se encaixou com o nosso perfil musical, com o estilo que a gente pretendia seguir”.

Esse estilo, por sua vez, é composto por várias influências, principalmente de bandas clássicas do rock’n roll como Led Zeppelin, The Who, Black Sabbath, AC/DC, The Meters, entre outras. O baterista da banda, Paulo Henrique Justus (conhecido como PH), conta que a Coyotes é democrática, já que engloba um pouco do gosto pessoal de cada integrante. “Cada um de nós coloca um pouco do seu gosto musical, mas no instrumental nós procuramos seguir a mesma linha”. Nesse sentido, as influências fundamentais para a banda são o rock clássico, psicodélico e progressivo das décadas de 1960 e 1970, tal como o Funk e o Soul desse mesmo período.


"Escolhemos Coyotes, mas ninguém sabe dizer o porquê dessa escolha"

Em relação ao nome Coyotes, nenhum dos integrantes sabe dizer ao certo como surgiu. Não há uma explicação específica. “A gente acabou criando esse nome na correria. Apareceram alguns shows em Ponta Grossa e nós precisávamos de um nome. Então escolhemos Coyotes, mas ninguém sabe dizer o porquê dessa escolha”, explica PH. No início a banda se chamava “Coyotes do Espaço”, sendo que a segunda designação se tratava de uma homenagem a uma banda fundada por Arnaldo Batista nos anos 70, a Patrulha do Espaço. No entanto, de acordo com os integrantes, o termo foi cortado do nome porque o público não conseguia assimilar muito bem. As pessoas acabavam inventando outros nomes, o que prejudicava a banda.


Os shows

Todos os membros da Coyotes concordam com o fato de que a banda só existe porque todos são apaixonados pela música que produzem. Por essa razão, todos os shows que fazem são igualmente importantes e prazerosos para eles. “A gente gosta de tocar em qualquer lugar. Gostamos até de ensaiar. Fazemos os shows onde somos chamados e sempre acaba sendo legal”, comenta o baixista Divo. Já Filipe faz uma ressalva: “de preferência em lugares que estejam cheios e tenham um público agitado!”. Eles contam que a receptividade do público foi boa em todas as cidades que tocaram até hoje, até mesmo em lugares que a expectativa da banda não era boa, como em Palmas e Telêmaco Borba. “Nessas cidades o pessoal gosta muito de sertanejo, aí ficamos meio apreensivos, mas foram alguns dos lugares onde o pessoal mais agitou. Acho que eles devem ser meio carentes de rock’n roll (risos)”, comenta Filipe.

A banda Coyotes durante um dos ensaios

Segundo os integrantes, os shows mais marcantes para a banda até hoje foram na München Fest e em um teatro na cidade de Ponta Grossa, no aniversário de um pub em Cascavel e no Rock City aqui em Guarapuava.


O primeiro CD da carreira

Neste ano a banda Coyotes está lançando o seu primeiro álbum, que possui 10 músicas, todas compostas por eles mesmos. Divo conta que o CD já estava sendo gravado há mais de dois anos, no entanto, em razão da falta de estrutura para esse tipo de trabalho em Guarapuava, só foi finalizado agora. “É complicado porque precisamos fazer as produções, depois a gravação definitiva, elaborar a arte do produto, mandar prensar o CD... Enfim, é um processo bastante demorado”. O álbum foi intitulado “Do Espaço”, em homenagem ao antigo nome da banda.

O primeiro álbum da banda foi lançado recentemente

A banda Coyotes tem por hábito fazer covers de músicas das bandas preferidas, como Rage Against The Machine, The Who, Black Sabbath etc. Quem já foi a algum show sabe disso. Eles já fizeram uma apresentação totalmente dedicada à banda AC/DC. Entretanto, os rockeiros destacam que, a partir de agora, pretendem tocar todas as músicas próprias do novo CD nos shows que fizerem, a fim de divulgar o seu trabalho. “A gente pretende tocar todas as músicas do álbum, mas vamos continuar tocando as de outras bandas também, já que com 10 músicas não dá pra completar o tempo de show, sem contar que o pessoal gosta disso. Mas a receptividade da galera com as nossas canções é muito boa”, ressalta Divo.

Neste mês de novembro vai ser lançado o primeiro clipe da banda Coyotes, produzido para o hit do CD, a música Mr. Hofmann. Confira aqui esse hit: http://www.youtube.com/watch?v=-m-dWzykD6c

Para mais informações sobre a banda Coyotes (músicas, fotos, agenda) basta acessar o site: www.bandacoyotes.com.br

Editado por Poliana Kovalyk

Nenhum comentário:

Postar um comentário