
Gabriela Titon
A economia do comércio, em diferentes ramos, é impulsionada no final do ano. Fatores como o recebimento do 13º salário, por exemplo, fazem com que o movimento seja maior e que diversas lojas contratem profissionais temporariamente, para suprir a demanda de consumo. Da mesma forma, as agências de viagem registram aumento nas vendas no período.
Em 2011, conforme a empresária do ramo de turismo Tânia Simioni, já foi possível perceber um percentual aproximadamente 13% superior no fechamento de pacotes em relação ao ano anterior. “Comparando-se ao ano passado, é um valor satisfatório”. Em sua agência, os clientes costumam comprar antecipadamente, de forma parcelada, para garantir uma vaga.
Os destinos frequentemente procurados, de acordo com Tânia, são o litoral nordestino, Buenos Aires e tours pela Europa. Outra opção bastante requisitada são os cruzeiros, que permitem conhecer várias cidades litorâneas do país. Segundo ela, os grupos de pessoas que viajam são diversificados, entretanto, as famílias representam um número significativo.
Em contrapartida, o proprietário de uma agência Jorge Kloster ressalta que o movimento é mais forte em dezembro, época em que os consumidores utilizam o salário extra para adquirir produtos e serviços planejados durante o ano todo. “Os consumidores costumam deixar para a última hora, quando têm maiores condições de realizar gastos extras”.
Foto: Gabriela Titon
Itinerários tradicionais na chamada alta temporada, as praias, tanto da região Nordeste quanto de Santa Catarina, são os lugares preferidos pelos clientes, como afirma Kloster. O empresário afirma que, como de costume, grande parte das viagens é agendada para os meses de dezembro e janeiro, a fim de aproveitar tanto as férias profissionais quanto as escolares, no caso de passeios em família. As datas comemorativas de Natal e Ano Novo também são procuradas para quem deseja sair da rotina de trabalho e conhecer novas cidades.
Compras coletivas
Para quem quer economizar e confia nos serviços prestados por meio da internet, uma opção é adquirir diárias de hotéis ou pousadas em sites de compras coletivas, que oferecem ofertas vantajosas. Além das viagens internacionais, municípios litorâneos e parques turísticos, outros roteiros são os que contemplam o ecoturismo, como a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Para este destino, é possível comprar, por exemplo, duas diárias de casal em uma pousada com 54% de desconto. Neste caso, o valor inicial, de R$ 216, passa para R$ 99. Dependendo do site, o pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário, transferência online ou cartão de crédito. Além disso, é aceito parcelamento em até 12 vezes.
Editado por Poliana Kovalyk
Nenhum comentário:
Postar um comentário