terça-feira, 24 de maio de 2011

Vereadores pedem a criação da Secretaria de Estado da Mulher

A moção partiu da vereadora Eva Schran a pedido do Movimento de Mulheres do Bairro Primavera

Helena Krüger

Na sessão desta terça-feira (24) foi aprovado o pedido da vereadora Eva Schran (PHS) para que uma moção de apelo seja enviada ao Governo do Estado a favor da criação da Secretaria de Estado da Mulher. A iniciativa partiu quando a vereadora e demais integrantes do Movimento das Mulheres do Bairro Primavera participaram, no último sábado (22), do Encontro da União Brasileira de Mulheres em que foi discutida a necessidade desta nova Secretaria.

Tendo em vista que o Paraná é o sexto estado com maior índice de violência contra a mulher, e que no país, 23 estados já possuem secretarias específicas para tratar das questões do gênero, a Câmara de Guarapuava resolveu posicionar-se a favor da solicitação deste novo órgão.

A assessora da vereadora Eva Schran, Josiane Caldas Kramer diz que a criação da secretaria no Paraná é de grande necessidade, para ela “é importante, pois garante que mais políticas públicas sejam feitas a favor da mulher, pois o Governo Federal tem como destinar recursos específicos”.

Várias cidades do Paraná, como Maringá e Pitanga já criaram secretarias de política para as mulheres, mesmo com a ausência de uma no âmbito estadual. A vereadora Eva Schran, durante a sessão, sugeriu verbalmente ao prefeito de Guarapuava a realização de uma na cidade. “Queremos sugerir ao Executivo a criação da Secretaria Municipal da Mulher, pois cremos firmemente que esta ação será um grande passo de nossa cidade pela redução das desigualdades sociais enfrentadas ao longo dos anos pelas mulheres”.

Vereadora Eva Schran (PHS) durante a sessão da Câmara.

Editado por: Katrin Korpasch

Nenhum comentário:

Postar um comentário