terça-feira, 28 de junho de 2011

Ao melhor amigo do homem, os melhores cuidados!

Bárbara Brandão

Ter um bicho de estimação pode fazer muita gente feliz. O prazer que eles proporcionam ao dono é enorme, tanto que ele é reconhecido como o melhor amigo do homem, devido a sua eterna fidelidade. No entanto, nem tudo são brincadeiras e alegrias. Para todos terem um bom convívio são imprescindíveis medidas cuidadosas com seus queridos amiguinhos. Só assim é possível ter uma boa saúde física e mental. Isso é ainda mais real quando isso ocorre dentro de lugares fechados, como o apartamento.

A veterinária Luciana Dalazen do Santos, contou que frequentemente atende animais que desenvolvem distúrbios comportamentais devido ao pouco espaço. “Certos cachorros ficam hiperativos, outros começam a lamber suas patas incessantemente até se machucarem, e ainda há casos de animais que se tornam agressivos”.

Animais em apartamento merecem todos cuidados

A secretária Lara Dantas recebia diariamente pedidos do seu filho Otávio para ter um bicho de estimação, ela comprou a dois anos o cachorro da raça Basset, chamado Tom. “Ele queria um companheiro e sempre gostou muito de animais. Sempre levo o Tom ao veterinário, ele tem todos os cuidados necessários”. Segundo a veterinária, assim que o animal for adquirido é muito importante que ele tome todas as vacinas e vermífugos para que não haja nenhuma transmissão de doenças. “Hoje o mercado possui vacinas para as mais variadas doenças, inclusive para gripe”.

Quem mora em condomínio deve ter muito cuidado onde seu bicho faz suas necessidades. Locais com areia ou terra são impróprios para deixar os animais defecar, porque pode facilitar o contágio de doença. Hoje há utensílios que facilitam o manejo para não existir o contágio. “Não adianta levar o animal para defecar fora de casa e depois pega-lo no colo, pois da mesma maneira acontece a transmissão”.

Na sociedade atual, onde o falta de tempo tem atingido a maior parte da população, quase não sobra tempo para dar carinho e atenção aos bichos. Com isso os animais ficam naquele ambiente por horas e não tem contato com outras pessoas além do dono. É por esse aspecto que ao deparar com desconhecidos, eles acabam latindo ou até atacando. Além disso, a falta de exercícios pode ocasionar em obesidade do animal, porque toda a alimentação ingerida precisa ser gasta de alguma maneira. E dentro de locais pequenos isso dificilmente acontece. “As raças recomendadas para apartamento são os de pequeno porte, como Shitzu, Poodle e Lhasa”. Recomenda à veterinária.

Falta de convívio pode tornar o animal agressivo

Morador X Animal
Como existir uma boa convivência?

Conviver com bichos no condomínio gera muitas discussões. Não são todos moradores que aceitam dividir o elevador com um animal ou ser perturbado por latidos incessantes. Maria Inez de Oliveira, secretária de um condomínio de Guarapuava, comentou que no prédio em que trabalha houve poucas reclamações em relação aos animais. Ela acredita que isso acontece porque eles não são animais grandes e são pouco vistos frequentando as áreas sociais do prédio. Atualmente esse conflito tem se estendido ao ponto de chegar aos tribunais.
A raça Shituz é uma das mais recomendadas para apartamentos

Editado por Yarê Protzek

Nenhum comentário:

Postar um comentário