terça-feira, 7 de junho de 2011

XVII Mostra de Artes Visuais valoriza artistas

Nathana D’Amico

A galeria da Unicentro está cedendo espaço para a XVII mostra de Artes Visuais. A exposição vai até o dia 10 de junho e recebe obras das mais variadas técnicas e apresenta as seguintes modalidades: pintura, desenho, escultura, colagem, gravura e instalação.

Segundo a organizadora do evento, Elizabete Sustoza, a montagem da mostra surgiu devido à necessidade de oferecer espaço para alguns artistas. “Percebemos que algumas pessoas que faziam seus trabalhos artísticos, não tinham espaço pra expor, foi então que resolvemos dar essa oportunidade, convidamos alguns autores e sedemos a galeria”.

Elizabete destaca, ainda, que o objetivo de produzir essa exposição é a “interação que a mostra gera entre a comunidade interna da Unicentro e a comunidade externa da instituição, com os artistas e suas respectivas obras”.

A XVII mostra de artes é uma coletiva de 10 artistas, que são de regiões distintas como Guarapuava, Curitiba e Irati, reunindo 41 obras. Entre elas, encontram-se os trabalhos de Clério Back, professor da instituição, e de Valdoni Ribeiro Batista, aluno de arte educação.

Clério Back, fotógrafo profissional há mais de quatro anos, participa com quatro fotografias. Ele que já tem experiência no ramo fala sobre a importância dos artistas compartilharem suas obras em eventos. “Acho que toda pessoa que trabalha com produção visual deve sempre expor o seu trabalho. É como estar você mesmo expondo a sua visão do mundo e também sua interpretação dele. Além disso, é importante participar de eventos como esse para valorizar a produção local e ao mesmo tempo levar ao público o que esta sendo realizado.”

Para a exposição, Clério selecionou imagens com paisagens urbanas. “Procurei valorizar elas com o uso da contraluz de finais de tarde. Espero que cada pessoa interprete minhas fotografias de maneira pessoal, mas escolhi essas imagens por esse aspecto passageiro de um fim de tarde e por serem cenas que primeiramente me chamaram a atenção antes mesmo de eu pensar em fotografá-las. Gosto muito de observar a transição e as mudanças que a luz natural provoca no ambiente, principalmente em paisagens urbanas”.

“Passagem parque” de Clério Back

Já o aluno Valdoni Batista, que desenha há 13 anos, expôs três pinturas no evento. “As minhas imagens seguem a linha do hiper-realismo, que é a procura da imagem além da realidade. O hiper-realismo tem a preocupação de procurar mostrar uma grande abrangência de detalhes.”

Independente das características de trabalhos que o evento agrega, para Valdoni a experiência é válida. “Ter a oportunidades de divulgar seu trabalho e fazer com que ele possa chegar até as pessoas por meio dessa exposição, conta muito”.

“Contemplação” de Valdoni Batista

Editado por Gabriela Titon

Nenhum comentário:

Postar um comentário