Ellen Rebelo
Você jovem que infelizmente não é independente e vive com a mesada dos pais ou da bolsa estágio sabe como administrar bem seu dinheiro, fazendo com que dure o mês todo ou é aquela velha história ‘sobra mês pra pouca grana’? Saibam que muitas atitudes simples podem ajudar você a se salvar da crise financeira.
Um começo bem simples e controlar os gastos na ponta do lápis. Tudo mesmo. Aluguel, mercado, transporte, lanches, baladas, cinemas, xérox e tudo mais deve ser anotado de forma clara. Depois é somar tudo e ver o deu no final. Assim é mais fácil saber quais gastos desnecessários podem ser evitados ajudando a preservar seu rico dinheirinho.
Aproveitar promoções sempre é uma boa dica. Tanto os supermercados e lojas de roupas sempre acabam usando dessa alternativa para atrair clientes, e isso funciona para os dois lados. Najara Alves de 18 anos, acadêmica de secretariado - executivo sabe bem como é: “Depois que saímos da casa dos pais não temos tanta mordomia. Os gastos com tudo tende a diminuir e economizar no que for preciso. Sapatos e roupas só em promoção. 50% é uma ótima solução pra quem precisa diminuir gastos”.
A maior dificuldade encontrada pela maioria dos acadêmicos, segundo Aline, é no supermercado, a maioria deles não possui seu próprio carro e ter que andar até o mercado mais próximo e voltar cheia de sacolas nas mãos é bastante complicado: “Se o mercado fosse mais perto poderíamos aproveitar melhor o dia das ofertas, e isso raramente acontece. Temos que escolher: morar perto da faculdade ou do mercado”. Uma solução encontrada para contornar esse problema é concentrar o dia de compras de amigos que vivem a mesma situação e dividir o táxi. Apesar de não aproveitar os dias de ofertas vão economizar e melhorar o transporte.
Uma boa dica é anotar todos os gastos para que se tenha mais controle
Segundo a administradora Carolina Freitas comer em restaurantes e lanchonetes todos os dias também pesa no bolso do universitário. Comidas rápidas parecem facilitar a vida corrida dos estudantes, mas podem lhe custar uma enorme fatia da sua mesada, além é claro de fazer o ponteiro da balança disparar: “Procurar comer alimentos mais saudáveis mesmo comendo fora de casa é difícil, mais faz bem para o corpo e para o bolso. Acreditamos ser melhor e na realidade gasta-se muito optando por essa alternativa, sem contar que essas refeições são sempre repletas de gorduras o que altera o peso de quem faz disso pratica diária”. Outra proposta é alternar as refeições: em alguns dias fazer sua própria comida e em outros comer em restaurantes, além de mais barato irá ajudar a manter os quilos extras longe de você.
Editado por Helena Krüger
Nenhum comentário:
Postar um comentário