terça-feira, 22 de novembro de 2011

Indústria de madeira compensada aposta na conscientização ecológica


Ana Carolinna

Localizada no Terceiro Planalto Paranaense, Guarapuava tem como bioma predominante a floresta subtropical, com vastas áreas de mata de araucárias. A vegetação nativa predominante no município é uma floresta mista, composta por formações de latifoliadas e de coníferas, estas últimas representadas pelo pinheiro-do-paraná. Na área do município, há, ainda, a incidência de uma pequena extensão de campo limpo. E nesta edição do Made in Guarapuava, vamos saber um pouco mais sobre como essa riqueza é explorada.
No mercado desde 1990, a Repinho - indústria de madeira compensada - é responsável por todas as etapas de fabricação dos seus produtos, desde a semente até ao beneficiamento da madeira. A Repinho produz, em moinho próprio, toda a farinha de trigo, um dos componentes no processo de fabricação da cola que é utilizada na montagem do compensado.
Com 400 funcionários o atributo da empresa são os projetos sociais realizados no município de Guarapuava, como explica o gerente de marketing da empresa, Fabrício Ishimoto, “em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava, desenvolvemos o Programa Tempo Toda na Escola (PTTE Repinho), onde são desenvolvidas atividades relativas à arte, esporte, recreação, oficinas culturais e também são oferecidos atendimento”, define o gerente. Com esse projeto são beneficiadas mais de 300 crianças, cujas famílias também participam do programa mediante reuniões, eventos e visitas.

Responsabilidade ambiental é o atributo da Repinho

Segundo Ishimoto outra característica da empresa é o respeito às reservas de mata nativa e aos mananciais de água. “O processo de reflorestamento tornou-se uma atividade constante no Grupo Repinho, contamos com engenheiros florestais atuando dentro da empresa, além de uma rede de empresas contratadas prestando serviços nesta área”.
A Repinho investe, ainda, no desenvolvimento florestal através de convênios com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), auxiliando nas pesquisas e experimentos para a produção e conservação da natureza.
Através de palestras e cursos nas instalações de seus projetos sociais, a organização visa incentivar e orientar a conscientização ecológica. Além disso, todos os equipamentos utilizados nos procedimentos da indústria buscam minimizar os efeitos da poluição, como nos conta Ishimoto. “Assim a empresa se enquadra nas determinações dos órgãos ambientais (IAP – Instituto Ambiental do Paraná) e aproveitamento de materiais reciclados no cotidiano de trabalho e dentro do processo industrial”, complementa.
Primando pela responsabilidade ambiental, a Repinho vem criando caminhos para a conscientização ecológica em esfera mundial. Com uma distribuição de serviços para todo o Brasil, o gerente afirma que a exclusividade é o mercado Europeu, devido a demanda comercial. “A empresa está buscando a excelência em todos os seus processos, seja ele fabril ou administrativo sempre com a responsabilidade ambiental e ética, mantendo os nossos princípios”, define Ishimoto.

Editado por Yarê Protzek

Nenhum comentário:

Postar um comentário