sábado, 19 de novembro de 2011

Educação Fiscal é tema de evento

Poliana Kovalyk

Nessa sexta-feira, 18, foi realizada no Auditório Francisco Contini, na Unicentro, a I Jornada de Educação Fiscal. O prof. de física Sandro Aparecido dos Santos, coordenador da Jornada, explica que o evento contou com palestras, espetáculos culturais e atividades educativas durante todo o dia, a fim de promover um debate sobre a importância da fiscalização dos gastos públicos. “Nossa intenção é a conscientização das pessoas no sentido de cidadania no controle de gastos públicos, e alertar para o que está acontecendo. Será que nós estamos sendo participativos, acompanhando de fato o que está sendo feito com o imposto que a gente paga?”

Na parte da manhã o evento teve como público principal os alunos do Ensino Superior e professores, à tarde os alunos da Educação Básica e à noite foi aberta para a comunidade em geral. O Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto abriu a Jornada com a palestra “Educação Fiscal e Controle Social dos Gastos Públicos”, abordando a importância da conscientização para a consciência cidadã e construção de uma sociedade mais democrática. Logo após, o grupo Abaecatú apresentou a peça musical “Música e Poesia para Falar de Cidadania”, e, para fechar a programação do evento, foi realizada a peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, com o grupo Arte, Ética e Cidadania.

Sandro também apontou a programação do evento como uma ferramenta para atrair o público para a importância do assunto. “A programação contribui no sentido de ser atrativa. A palestra é bastante interativa e todas as atividades artístico-culturais têm como foco a educação fiscal. Então, a todo instante, nas passagens do espetáculo são dados recados para o público para chamar a atenção mesmo, no sentido de como o cidadão pode recorrer ao seu papel procurando se inteirar do que está acontecendo”.

Essa foi a primeira edição da Jornada de Educação Fiscal, mas Sandro já pensa na possibilidade de próximas edições, pela importância de se conhecer e julgar as ações dos governantes na gestão dos recursos públicos. “Já estamos pensando na próxima edição do evento para o ano que vem, que vai ser maior, com mais dias, mais atividades, mais debates, mesa redonda, com mais entidades envolvidas”.

Editado por Vinicius Comoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário