quarta-feira, 29 de junho de 2011

A consolidação do Moodle

Não tão velho nas redes, a plataforma é o sistema de aprendizado online de maior participação no mercado internacional

Yorran Barone

Com o intuito de apoiar e minimizar as trocas de informações e atividades por professores e alunos foi desenvolvida a plataforma Moodle. O meio é um aplicativo criado para auxiliar educadores que trabalham com cursos online ou para dar suporte a disciplinas presenciais, proporcionando a utilização de diversificados recursos.

A plataforma possui variadas funções. A troca de tarefas faz com que os alunos enviem informações e dados pela internet. O “chat” é a atividade que permite a comunicação em tempo real. A “enquete” possibilita aos professores a criação de perguntas com diferentes respostas para obter uma média opinativa dos alunos, e o fórum, caracteriza-se por diálogos e discussões sobre determinados temas.

Deste modo, fica claro que a criação do sistema visa aproximar os indivíduos no meio cibernético. Porém, o uso da mesma pode causar estranhamento no primeiro contato e tem quem “quebre a cabeça” para se adaptar a esta nova forma de linguagem, como revelou a professora Almeri Fátima Gomes Hazt: “Não sabia nem o que era, como funcionava, em que deveria mexer. Era tudo novidade, apesar de já dominar muitos comandos do computador. No inicio do curso fiz uma atividade e na hora de enviar não encontrei a janela “procurar", ou se encontrei não sabia que era por lá que enviava. Liguei para colegas pedindo informações, demorei duas horas para postar a atividade, mas consegui”.

Entretanto, há pessoas que aprendem facilmente os comandos, é o caso do acadêmico de Ciências da Computação da Unicentro, Andre Felipe Rosa. Para ele, a facilidade reside na clareza da pagina online. “É simples localizar todos os links, creio que no primeiro olhar pode-se confirmar a praticidade, tanto que nunca tive problemas. É tão fácil que não vejo pontos que necessitem melhora”. A própria Almeri, que teve algumas dificuldades momentâneas, não demorou muito para decifrar os códigos da plataforma: “Em três semanas já trabalhava numa boa, sem problemas”.

Com o advento da tecnologia, a utilização do Moodle sofreu algumas adaptações e educadores presenciais notaram algumas vantagens neste método. O professor universitário e Coordenador de Tecnologia e Informação da Unicentro, Marcos Bronoski, elenca alguns pontos que merecem significativo aproveitamento pelos professores destes cursos: “A utilização deste tipo de ambiente nos cursos de graduação rompe as restrições físicas e de horários que as aulas presenciais impõem, facilita a comunicação com os alunos, possibilita a elaboração e disponibilização de diferentes tipos de conteúdo”.


O professor Marcos Bronoski afirma que a utilização deste tipo de ambiente nos cursos de graduação trouxe benefícios significativos

A prática cibernética, apesar dos proveitos, ainda não é unanimidade por quem, obrigatoriamente, tem que trabalhá-la como destacou Claudio Andrade, professor do Departamento de Filosofia da Unicentro: “Nós, professores vinculado às Ciências Humanas, esboçamos certo preconceito às práticas tecnológicas à distância. No entanto, quando nos deparamos com a eminência de executá-las repensamos nosso posicionamento anterior. Concordo com a afirmação de que o sistema hoje é eficaz, pois consegui ter um retorno positivo por parte dos envolvidos."

É fato que a plataforma consolidou-se na atuação online, tanto que algumas universidades limitam-se a utilizar o Moodle em toda sua estratégia de educação a distância. “A Internet possibilitou a difusão do conteúdo de uma maneira muito mais acentuada e essa conectividade afetou de maneira positiva a disseminação do ensino de educação à distância. Esse é um caminho sem volta e cabe a nós, professores e alunos, darmos o melhor para não perdermos a oportunidade”, finalizou o Coordenador Marcos Bronoski.

Histórico do Meio

Desenvolvido por volta dos anos 90, pelo, então, Webmaster da Curtin University of Tecnology, Martin Dougiamas, o Moodle surgiu visando intermediar a educação pela internet, rede pouco utilizada para estes fins. Estes atributos demonstram que a plataforma é um sistema LMS, Learning Management System, de software livre, ou seja, um meio de gestão do ensino e aprendizagem.

Em 2003, foi criada a empresa moodle.com para dar suporte adicional, em termos comerciais. Deste modo, a plataforma “dividiu-se” em fundação (moodle.org) e instituição, que proporcionam desenvolvimento de software, tradução do sistema em diversos idiomas e apoio profissional para instalação e utilização.

O Moodle é a plataforma de maior participação no mercado internacional, com 54% de todos os sistemas de aprendizado online, totalizando 25 mil instalações, 360 mil cursos, aproveitados por mais de quatro milhões de alunos em, cerca de 155 países.

Editado por Ellen Rebello

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