terça-feira, 10 de maio de 2011

Centenário de fé: exposição retrata a trajetória de Dom Frederico Helmel

Gabriela Titon

Em 2011, são celebrados os cem anos de nascimento do primeiro bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Frederico Helmel. Para lembrar a data, uma programação especial está sendo realizada na cidade. Uma das ações é a exposição intitulada Centenário de Nascimento de Dom Frederico Helmel, que segue até dia 20 de maio no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. O acervo, proveniente da Diocese de Guarapuava, contém banners explicativos e diversos objetos que pertenceram ao bispo.

Dom Frederico nasceu na Áustria, em 2 de maio de 1911, e contribuiu com o crescimento local. Ele esteve no município entre os anos de 1966 e 1986. “A presença da Diocese ajudou muito no desenvolvimento da cidade. Ele trouxe muitos recursos materiais para a construção de casas e creches, por exemplo”, afirmou o Padre José de Paulo Bessa.

Banners explicativos e objetos que pertenceram ao bispo fazem parte da mostra

A professora aposentada Zilma Haick Dalla Vecchia, representante da Comissão Diocesana para os Bens Culturais, Históricos e Artísticos da Igreja, é responsável pela organização da mostra. “Ele ajudou na estruturação da Diocese, realizou obras sociais e ajudou na implantação da Rádio Cultura, só para citar alguns dos seus feitos”.

Segundo a diretora do Centro de Artes, Maria Julia Boese Ferreira, a importância de Dom Frederico ultrapassa a esfera religiosa. “Com essa exposição, queremos mostrar para a comunidade a vida de uma pessoa que faz parte da nossa história. Mesmo quem não frequenta a Igreja, deve visitar para conhecer ou relembrar as obras dele”.

Serviço:


O Centro de Artes de Guarapuava está localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, 1399. O horário de visitação é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Para agendar visitas, o telefone é (42) 3623-1306.

Nenhum comentário:

Postar um comentário