A mostra “Mulheres”, da pintora Silvia Matos, está aberta no campus Santa Cruz da Unicentro até esta sexta-feira, 27. A maioria das obras presentes no Centro de Exposições é composta por cores vibrantes, concedendo um tom de força para as mulheres representadas.A pintora veio para cá ainda criança e trinta anos depois, se considera uma guarapuavana. Aos 18, fez um curso de pintura durante três meses. Apesar disso, seu aprendizado acontece, sobretudo, de forma autodidata.
Em 2010, uma das obras expostas, “Série Rosa I”, foi premiada com uma medalha de bronze no Salão de Abril de Belas Artes de Franca. “Eu estava desanimada, isso veio como um incentivo. Sempre quando se recebe algum prêmio, as pessoas reconhecem o trabalho desenvolvido”, relatou Silvia. Embora tenha conquistado destaque com a premiação, ela lamenta que os artistas ainda sejam pouco incentivados em Guarapuava.
Sua antiga profissão é um pouco distante do talento que tem para a arte. Na verdade, ela é técnica em prótese dentária e trabalhou 14 anos no ramo. Atualmente, é professora de artes em uma escola, ministra aulas no ateliê e é secretaria de uma ONG. O motivo de ter três trabalhos é simples: a questão financeira. “Mas não é só por isso. Eu também sou hiperativa, não consigo ficar parada”. Seu verdadeiro sonho, entretanto, é diferente da atual realidade. “Gostaria de ter uma renda somente com a pintura, só com arte. É o que eu amo fazer, o que me identifico realmente”.
Editado por Poliana Kovalyk
Nenhum comentário:
Postar um comentário