Com o objetivo de beneficiar pequenos agricultores, operadores ecológicos e moradores dos bairros, a prefeitura, sob comando das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolveu o “Projeto EcoFeira – Uma troca saudável”. O programa tem por intuito realizar trocas do lixo com baixo valor comercial, como latinhas de alumínio, pilhas, vidros e baterias, por alimentos produzidos pelos trabalhadores rurais.
Para o desenhista e morador do bairro Jardim das Américas, Luis Claudio Lemos Batista, a proposta é de extrema importância, pois contribui com a limpeza do município. “Como esse material não tinha valor, seu destino eram as ruas e terrenos, ou seja, apenas sujeira”, comentou.
Este ciclo proporciona o escoamento da produção dos pequenos agricultores, melhora a alimentação dos moradores e prolonga a vida útil do aterro sanitário, pois cada lixo possui destino definido.
Pequenos agricultores que pretendem participar devem se cadastrar nas secretarias citadas. O secretário da Agricultura e do Meio Ambiente, Milton Roseira Junior, afirma que este processo é necessário, pois garante uma melhora do produto final. “Eles têm que estar no controle. Nós oferecemos acompanhamento técnico, como a plasticultura no inverno, possibilitando produção no ano todo”.
Já para moradores e operadores ecológicos, o sistema é mais simples. Para receber os produtos deve-se apenas comparecer nos locais, e por lá efetuar a troca. Semanalmente, o projeto opera em dois, dos 16 bairros cadastrados, além do Distrito da Palmeira e Colônia Entre Rios.
Para efetuar a troca, devem-se entregar cinco quilos de material reciclado para receber um quilo de alimento. O Projeto conta com a parceira da CARMUG, a Central de Associações rurais do município de Guarapuava, e a ACPG, Associação dos catadores de papel de Guarapuava.
Mais informações pelo telefone (42) 3624 2214.
Editado por Poliana Kovalyk
Nenhum comentário:
Postar um comentário