Uma nova tecnologia que promete fazer qualquer um se mexer
Ellen Rebello
A onda agora é arredar os móveis da sala para pular, chutar e dar socos com o novo acessório do mundo virtual
Kinect Adventures é uma das modalidades de jogos disponibilizadas pelo aparelho
Fotos: Rafaella Galvao
Ellen Rebello
Quem imaginou que o mundo dos videogames pudesse ser praticado sem controle remoto? Pois é, isto já é possível com o novo acessório da Microsoft chamado Kinect. Trata-se de um sensor infravermelho com duas câmeras que detectam 48 pontos específicos na pessoa que está jogando o game. Desta forma, o jogador interage com a TV sempre em pé e pratica diferentes movimentos que são transmitidos para a telinha. A principiante no Kinect Giovana Pereira se surpreendeu com tantas mudanças nos últimos tempos: “para quem jogava Super Mario World no Super Nintendo, é impressionante como a tecnologia avançou nos games”.
O Kinect é um sensor que vai acoplado ao vídeo game XBOX 360, que desta vez saiu na frente de seus concorrentes PlayStation 3 e Nintendo Wii. O aparelho, lançado no final do ano passado e que por sinal foi criado pelo brasileiro Alex Kipmann e permite ao usuário o controle total do jogo através de seu corpo sem nenhuma ajuda de fios ou peças complementares. Para não ficar distante da Microsoft, a Sony lançou também em 2010 o PS Move, acessório compatível com o PS3 para interagir nos jogos com movimentos do corpo. A peça funciona semelhante ao Wii, console da Nintendo que possui um controle sem fio para designar as ações feitas fisicamente e interagir no game.
Agora você deve estar se perguntando: isso é realidade para os brasileiros ou somente para americanos? Se pensou o pior, está enganado! Por pouco mais de 500 reais já é possível comprar o sensor e sair se divertindo em sua sala de estar. E se você tiver acesso às compras no Paraguay, irá pagar a metade disso. O sensor é vendido separado do console e é compatível com todas as versões anteriores do XBOX 360. Para quem ainda não tem o videogame, pode adquirir o novo XBOX 360 Slim, pois já vem com o kit completo.
Das funcionalidades adicionais que o Kinect permite, pode-se destacar o comando de voz (permitido somente em inglês), as fotos tiradas durante o jogo que podem ser visualizadas posteriormente e também a maneira quase perfeita que o aparelho detecta suas formas e movimentos. Por outro lado, ele apresenta alguns pontos negativos como o tempo de resposta que não é perfeito, isto é, o tempo que demora entre o movimento realizado e a ação na tela do game não é instantânea. Outra desvantagem é o espaço necessário para se jogar, são necessários bons metros quadrados de sua casa para que possa funcionar corretamente. Na opinião de Giovana são pontos pouco perceptíveis, “a diversão é tanta que quase nem se percebem as falhas. Também é preciso ser cauteloso e não jogar muito, porque o jogo exige bastante do corpo e assim pode ficar toda dolorida”.
Até o momento já existem cerca de 20 jogos feitos para o Kinect. Desde os mais agitados, como o Kinect Adventures, até os mais calmos, como o Kinectimals. Ao jogar o Adventures, a jogadora Rafaela Galvão brincou dizendo: “a cada rodada fico mais cansada. É bom que a gente se exercita e até se pode perder um pouquinho de peso!” Apesar de ainda não possuir muitos jogos, sempre há novos lançamentos mais elaborados. Para o púbico mais exigente, são esperados nos próximos games mais adrenalina e ação, como no Forza 4. Ramon Bueno, também fã do mundo virtual, comenta: “só pelo trailer do jogo de corrida já se pode ter uma idéia da dimensão e realidade. Agora basta esperar quais serão os futuros lançamentos”.
Fotos: Rafaella Galvao
Editado por Gabriela Titon
Nenhum comentário:
Postar um comentário