segunda-feira, 13 de junho de 2011

Doação de sangue: um gesto de amor

Nathana Damico

No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde e tem por objetivo conscientizar sobre a importância da doação voluntária de sangue.

O aposentado Iran Carneiro, 64, doou sangue por mais de vinte anos “A primeira vez que doei sangue, foi para minha irmã após uma cirurgia que ela realizou. Depois disso comecei a doar habitualmente por cerca de 20 anos. E só parei de doar sangue devido a uma pneumonia.” A doação é um ato de amor ao próximo e também ajuda a salvar vidas. Para ser um doador basta procurar o hemocentro ou hemonúcleo da sua cidade.

Em Guarapuava o hemocentro fica na rua Afonso Botelho,134, no bairro Santana. Aqueles que querem doar sangue precisam passar por uma avaliação médica, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 Kg.

Iran carneiro, estimula o gesto “eu incentivo esse ato pelo fato de ajudar outras pessoas. Para quem doa não faz diferença nenhuma, quanto à saúde. Normalmente são tirados apenas 400 mililitros de sangue. E a única reação que algumas pessoas podem ter, é quando termina o processo, elas podem ter a sensação de estarem um pouco fracas. Mas em minutos o sintoma passa.”

Editado por Yarê Protzek

Nenhum comentário:

Postar um comentário