quarta-feira, 6 de julho de 2011

Congresso na Unicentro discute Educação a Distância

Katrin Korpasch

Estão abertas as inscrições para o “Congresso de Educação a Distância” que acontece entre 27 e 28 de setembro na Unicentro. O evento tem como objetivos discutir as práticas e promover pesquisas e estudos sobre a modalidade de ensino. Segundo a coordenadora da UAB (Universidade aberta do Brasil) e diretora do núcleo de educação a distancia da Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knüppel, a concepção do congresso aconteceu em um grupo de pesquisa sobre a Educação a Distância (EaD). “O nosso congresso de Educação a Distancia vem de uma iniciativa do nosso grupo de pesquisa em que nós estamos discutindo esta modalidade de ensino”.

A diretora afirma que esta modalidade de ensino vem mostrando a sua importância, e está crescendo cada vez mais. “A Educação a Distância tem uma grande importância, não só pela disseminação do conhecimento, levá-lo a pessoas que não teriam essa oportunidade de acesso, como uma forma de democratização, mas também para que os professores e profissionais encarregados da educação, ou outras pessoas que trabalham não só na educação, mas que usam tecnologias de informação e comunicação possam estar trabalhando”. Por tudo isso, o congresso pretende divulgar ainda mais a EaD. Para Maria Aparecida o conhecimento das técnicas e da própria EaD é importantíssimo para os educadores em geral. “Não se concebe hoje que os nossos professores, de forma geral, não conheçam as tecnologias de informação e não possam utilizar isso em proveito do processo de ensino e aprendizagem”.

O congresso pretende reunir experiências e aprendizados relacionados à EaD. “A idéia é nesse congresso estar disseminando nosso trabalho de Educação a Distancia, teremos a participação de alunos, que estarão colocando seus trabalhos e também a participação de professores. Teremos vários profissionais ligados à educação a distância do país, que estarão colaborando conosco”. No evento ocorrerá também o lançamento da primeira edição de uma revista de Educação a Distancia, vinculada ao âmbito de pesquisa. “A comunidade em geral está convidada a participar, nós já estamos com um universo bastante significativo de inscritos, e a idéia é que professores, nossos tutores, os nossos alunos e quem realmente também pesquisa de outras universidades, alunos de outras universidades, que pesquisem em relação à educação a distancia estejam participando conosco.”

EaD na Unicentro

Outra meta do congresso é discutir a EaD na Unicentro, Maria Aparecida afirma que o ensino a distância começou a ser implantado na universidade em 2004. “Na nossa instituição a educação a distancia já está praticamente consolidada, foi uma tarefa árdua. Havia muita resistência pela comunidade acadêmica em relação à modalidade, acreditava-se uma época que ela viria a substituir o ensino presencial, mas essas questões foram diminuídas aos poucos e a gente vê que a educação a distancia tem muita qualidade, tanto quanto a educação presencial, e que de forma nenhuma ela vai substituir a educação presencial”, explica.

A Unicentro oferece cursos de EaD também em bacharelado, mas segundo Maria Aparecida os trabalhos estão sendo concentrados nas áreas de cursos seqüenciais. “Estamos nos dedicando cada vez mais à educação continuada, ou seja, em cursos que atendam a comunidade, cursos de curta duração, de aperfeiçoamento, e cursos de especialização”. O ensino a distância vem atraindo muitos alunos. “A EaD está tomando um rumo bem grande na nossa universidade, hoje nós temos cerca de 6 mil alunos na educação a distancia e o universo da equipe que trabalha na área é compostos por mais de 700 pessoas”, finaliza.

As inscições para o congresso custam R$ 20 e estão abertas até 21 de agosto para interessados em apresentar trabalhos e até 18 de setembro para ouvintes.

Editado por Yorran Barone

Nenhum comentário:

Postar um comentário