Hilva Nathana
Depois de muitas provas e trabalhos chega o final do semestre e a tão esperada férias. Os alunos e professores se despedem da universidade por algum tempo. Enquanto ocorre isso a universidade fica vazia.
E quem realmente sente esse vazio é o comercio local, Nelton Vieira, dono de uma fotocopiadora, próxima a Unicentro, descreve a falta que os estudantes fazem nessa época. “A gente abre o estabelecimento só durante o dia, a partir das 09h até ás 18h e, nesse período fechamos para o almoço o que não é normal acontecer quando tem aula. Durante as férias passada eu tentei abrir a noite, mas não apareceu uma viva alma, por aqui fica tudo deserto. Nós ficamos aqui por causa de poucos clientes de empresas, porém quem move a economia no xérox são os universitários, contribuem com cerca de 90%, por isso dependemos diretamente dos acadêmicos.”
Sem o barulho dos estudantes a dona Sirle Rodrigues, sente a falta que os estudantes causam na sua lanchonete “O movimento cai consideravelmente, apesar de ficar tudo parado nós abrimos mesmo assim, mas não é a mesma coisa porque os alunos proporcionam uma renda a mais e alegram mais o ambiente”.
Não é só o xérox e as lanchonetes que tem o comercio afetado com o recesso da universidade, os mercados e nine-mercados, restaurantes, academia e quiosques também. A funcionária do quiosque da Unicentro, Clara Lucia Lopez, ressalta que nem vale à pena abrir nesse período. “nós fechamos o quiosque quando os acadêmicos entram de férias e voltamos quando eles voltam.” Para esses comerciantes as férias não são conveniente, é o lado negativo do recesso. Além da renda ser alterada o ambiente fica silencioso dando espaço para a saudade das companhias dos estudantes que pretendem voltar só dia 25 de julho.
Nesse mesmo clima de recesso, o Ágora Online decidiu tirar férias também, já que os produtores do blog são acadêmicos e merecem férias, nós nos despedimos de você leitor, por duas semanas, voltaremos a partir do dia 25 de julho com a equipe descansada e pronta para produzir mais matérias factuais e novas matérias especiais. Portanto boas férias! E até logo.
Editado por Yorran Barone
Nenhum comentário:
Postar um comentário