Amanhã (10), às 20h, o projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais traz à Guarapuava a apresentação de Gilberto Monteiro e Grupo. A iniciativa está em sua 14ª edição, com o tema Sotaques do Fole. O objetivo é promover programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no país. Desta forma, o Sesc (Serviço Social do Comércio) propõe a difusão do trabalho de artistas que se dedicam à obras não comerciais.
O evento ocorre no Sesc, localizado na rua Comendador Norberto, 121. A entrada é gratuita e livre para todas as idades. De acordo com a orientadora de atividades do Sesc de Guarapuava, Silvana Korocoski, alguns convites ainda estão disponíveis para serem retirados hoje, durante o dia.
Em 2011, serão 420 concertos em 110 cidades. Com apresentações de caráter essencialmente acústico, o Sonora Brasil tem o intuito de despertar no público um olhar crítico, incentivando novos hábitos de apreciação musical.
Segundo Silvana, outros três circuitos estão programados para o município: a segunda etapa ocorre no dia 14 de agosto, com Truvinca (PE); a terceira no dia 15 de outubro, com Ferragutti/Kramer (SP/RS); e a última no dia 15 de novembro, apresentando Dino Rocha (MS).
Gilberto Monteiro e Grupo
Neste domingo, a plateia poderá prestigiar o instrumentista e compositor Gilberto Monteiro, considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul. Ele será acompanhado por Eduardo Cantero (violão) e Fernando Gorrie (percussão).
A gaita de fole, principal instrumento dos concertos deste ano, é conhecida no Sul do Brasil como gaita-ponto, gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos, sendo característica marcante da música tradicionalista gaúcha.
Ao contrário do formato utilizado no Nordeste brasileiro, a gaita sulista de oito baixos e duas carreiras é diatônica. As danças tradicionais gaúchas são representadas nas vaneras, vanerões, chamamés, chamarritas, contra-passos, xotes, bugios, milongas e rancheiras.
Gilberto Monteiro e Grupo se apresentam amanhã (10) em Guarapuava
Editado por Yorran Barone
Nenhum comentário:
Postar um comentário