Nós começamos nosso passeio pelas ruas de Guarapuava no Bairro Santa Cruz, na Avenida Serafim Ribas. Esta avenida liga a PR-170 à cidade. Serafim Oliveira Ribas nasceu em 1851 em Guarapuava e montou em 1892 por conta própria a primeira tipografia de Guarapuava. Algum tempo depois fundou o primeiro jornal da cidade, “O Guayra”. Para conseguir os materiais e máquinas necessários para o jornal, que tinha como redator Luiz Daniel Cleve, teve que carregá-los no lombo de animais por entre as matas, já que naquela época Guarapuava não tinha estradas que ligassem a cidade a outras. Com o passar dos anos, Serafim Ribas vendeu o jornal e passou a ser comerciante em Imbituva, e depois mudou-se para Curitiba. Novamente em Guarapuava, dedicou-se a Frederico Blum, sua casa comercial.
Observe no mapa o nosso ponto de partida
Dando continuidade ao nosso passeio, fazemos uma conversão à direita e pegamos a via que homenageia um grande cientista, a rua Albert Einstein. Em seguida passamos para a rua Afonso Botelho. Afonso Botelho de Sampaio e Souza foi mando pela Coroa Portuguesa para tomar posse dos campos guarapuavanos. Chegou aqui no dia 8 de dezembro de 1771 quando mandou rezar a primeira missa.
Ele explorou os campos de Guarapuava e mudou o nome do rio Capivaruçu para Rio Jordão, onde procurava por minerais preciosos e quase se afogou. Por ameaças e medo de ataques de índios, Afonso Botelho e seus companheiros partiram de Guarapuava e suspenderam a vinda de novas expedições, por isso a conquista de Guarapuava só foi retomada quase 40 anos depois.
Nosso passeio continua na próxima matéria. Até lá!
Editado por Ana Carolina Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário