sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ponto de Partida: As ruas de Guarapuava



Katrin Korpasch

A partir de hoje estreia uma nova série no site Ágora, a “As ruas de Guarapuava”. Nas próximas matérias abordaremos um assunto que está sempre em nosso cotidiano e que talvez por isso, por estar tão presente no dia a dia, nem nos damos conta da sua importância. Para enviar uma correspondência, definir uma rota, chegar a determinado lugar, para se localizar, precisamos saber os nomes da ruas para muitas coisas, mas afinal nem sabemos por que determinada rua tem tal nome, quem a nomeou assim, por qual motivo.


Lidamos com nomes de ruas todos os dias, mas nem sempre sabemos quem foram as pessoas que lhes dão o nome


A série “As ruas de Guarapuava” pretende discutir um pouco desta história, mostrar quem foram esses personagens, o que fizeram, o que significaram. Trataremos também do contexto geral, por que damos nomes de pessoas às ruas? Quem decide a personalidade a ser homenageada? Como ocorre este processo? Faremos um passeio por Guarapuava em que discutiremos estes pontos.
O ponto de partida da série busca responder as duas últimas perguntas. Para começar vamos entender como ocorre o processo de nomeação de uma via.
A determinação sobre como uma via será nomeada acontece na Câmara de Vereadores. Os vereadores da cidade compõem um projeto de lei que precisa ser aprovado pela maioria em três votações. “A maioria dos vereadores tem que votar a favor, hoje nós somos em 12 vereadores, tem que ser no mínimo sete votos”, explica o presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Admir Strechar. Segundo o vereador as sugestões para nomes de ruas geralmente vêm da própria comunidade. “Muitas vezes são moradores que nos procuram querendo homenagear outras pessoas, que já faleceram e que fizeram alguma coisa pelo município de Guarapuava. É feito um levantamento, visto se a pessoa realmente fez algo por Guarapuava, depois é feito o projeto de lei e colocado em votação”. Depois de aprovada pelos vereadores, a lei segue para a prefeitura, onde é sancionada pelo prefeito. A partir deste momento a via recebe o nome escolhido.
Mas quando a proposta é mudar o nome de uma rua o processo torna-se um pouco mais demorado. Antes da criação do projeto de lei é necessário recolher assinaturas de cerca de 80% dos moradores da via aprovando mudança de nome. Só então é possível propor o projeto de lei. “É feito um abaixo assinado, se os moradores concordarem a gente faz o projeto de lei, que é votado, só então é trocado o nome da rua”, explica.

Editado por Helena Krüger

Nenhum comentário:

Postar um comentário