terça-feira, 29 de novembro de 2011

Futsal Feminino: dedicação e talento em quadra


Yarê Protzek

O time de futsal ganha espaço no cenário esportivo de Guarapuava


Muitas pessoas acreditam que futsal é um esporte tipicamente masculino. Porém, as meninas do futsal feminino de Guarapuava mostram que esse esporte também é delas. O time, que a cada ano está presente nas competições estaduais e nacionais, é conhecido na cidade pelo talento mostrado em quadra.

Fotos: Yarê Protzek
A equipe adulta possui meninas de Guarapuava e região que querer segui o futsal como carreira.

O treinador Sergio Leocadio Miranda, mais conhecido como Ratinho, acompanha as meninas desde 2005. Ele comenta que de lá pra cá, o time se desenvolveu bastante. “Desde 2005 participamos de competições em nível de federação. Nós tivemos a oportunidade de disputar a Taça Brasil adulto em 2010. Esse ano participamos da Taça Brasil sub 20, entre outros campeonatos”, conta o treinador orgulhoso desses cinco anos de trabalho.

Ratinho explica que em Guarapuava há uma escolinha no bairro Vila Bela para as meninas que se interessam por esse esporte. Lá, as jogadoras começam a treinar desde os 13 anos, já que podem participar do time sub 13, sub 15, sub 17 para chegar à equipe adulta. “Com treze anos a gente já tem competição, é um condicionamento para chegar ao time adulto”.

As jogadoras da equipe adulta variam de idade, a mais velha possui 27 anos e a mais nova 17. Maria Helena Herman, pivô do time, saiu de Francisco Beltrão há cinco anos para jogar futsal em Guarapuava. “Eu vim fazer um teste e o treinador gostou, então comecei a jogar. Mas, desde os seis anos de idade eu jogo futsal. Sempre gostei desse esporte. Eu fui goleira nos primeiros quatro anos e agora estou na linha, de pivô”.

Ao pensar nos anos que joga em Guarapuava, Maria Helena acredita que muitos vêm o futsal como um jogo para homens. “Hoje em dia o preconceito é menor, mas ainda existe. A população acha que o futsal é um esporte masculino”.

Para Ratinho o futsal feminino ganhou muito respeito ao passar dos anos. “As meninas que jogam pelo time são muito respeitadas, mas tem um grande preconceito da mulher jogar futsal ainda. Nós vamos quebrando esse preconceito com o tempo. Hoje, todo mundo sabe quem é que joga por Guarapuava”.

O time de futsal feminino, já conquistou diversos títulos. Em 2007, elas levaram para casa o troféu do Campeonato Paranaense Sub 20. Em 2008, foram campeões do Campeonato Paranaense Série Ouro Adulto e em 2009 ganharam o Campeonato Paranaense Sub 17.

Time sub 15

O time sub 15 se prepara para o primeiro jogo do Campeonato Paranaense.

Tainá da Silva joga pela categoria sub 15 e adora o esporte. “Quero tentar me profissionalizar com o futsal. Quero ser uma jogadora. Eu amo jogar, quando eu to jogando eu to feliz”. Ela conta que no começo, quando contou aos pais que queria jogar futsal, eles pensaram que era ume esporte para meninos, mas hoje apóiam a filha e torcem por vitórias nos jogos.

Durante os dias 25,26 e 27 de Novembro, as meninas da categoria sub 15 participaram do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino Sub 15, realizado em Guarapuava. No primeiro jogo, que ocorreu na sexta-feira, contra o time de Paranavaí, as meninas venceram por 2X1. No segundo, empataram com o time de Campo Mourão em 3X3. No sábado, elas enfrentaram o time de Londrina em que perderam por 4X2. Já no Domingo, elas venceram de 7X2 do time de Telêmaco Borba. Devido a esses resultados, o time jogará a final no início de dezembro em local não definido até o momento.

Editado por Vinicius Comoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário