terça-feira, 29 de novembro de 2011

Um Gurgel tipicamente guarapuavano

Mário Raposo Jr.

Depois dos últimos dois fuscas, chegou a vez de vermos uma verdadeira peça de colecionador. O Gurgel ano 86 de Paulo Henrique Justus passou por uma verdadeira transformação, e hoje é o seu xodó.

Paulo Henrique, ou P.H., como é mais conhecido, sempre foi apaixonado por carros antigos e conta como adquiriu o carro. “No começo eu estava atrás de um Puma, não queria um Gurgel, mas não achei um Puma e acabei indo pro Gurgel mesmo”. P.H. possuía uma oficina de caminhão na época, o que facilitou muito a manutenção do carro recém adquirido. “Paguei uma mixaria quando comprei, foi muito barato mesmo. Como já tinha a oficina ficou fácil ajeitar o carro. Fiz toda a parte mecânica e mandei pintar, agora quando as pessoas veem o Gurgel amarelo, já sabem na hora que é o meu”.

Além da mecânica, P.H. colocou acessórios e volante esportivos, tela para DVD e outros acessórios no carro, que se tornou seu xodó. “Eu sou bastante sentimental com esse carro, afinal eu redesenhei ele. Eu que fiz, corri atrás de peças. Foi tudo muito pensado, com muito carinho e já são oito anos junto com ele”.

Gurgel foi totalmente reformado e ganhou peças esportivas.

Sem planos de se desfazer do Gurgel, P.H. já teve seus momentos com o carro. “Aqui em Guarapuava todo mundo conhece o carro, olham na rua e já reconhecem o Gurgel do P.H., mas eu fui com um amigo pra Curitiba uma vez no Gurgel e lá ninguém conhecia. Eu deixei em um estacionamento num shopping lá e quando eu voltei tinha umas seis pessoas em volta admirando o carro. A gente falava que o carro era lançamento, só pra ver a reação das pessoas, e elas acreditavam!”.

Valor sentimental: P.H. pensou em cada peça com carinho
e cuidado antes de reformar o carro.

E além de proporcionar bons momentos e ter o visual bem diferenciado dos outros carros, o Gurgel também possui vantagens na hora da manutenção. “É a mesma mecânica da Volkswagen, por isso é fácil achar peças se eu precisar. A manutenção é bem fácil e barata”.

No começo, P.H. queria um Puma ao invés do Gurgel.

De onde surgiu o Gurgel?

A montadora Gurgel foi criada pelo engenheiro João Augusto Amaral Gurgel, em 1º de setembro de 1969, com o intuito de produzir carros 100% nacionais.
A montadora começou produzindo o Ipanema, um bugue com design moderno e bem diferente para os padrões da época. Depois veio o Xavante, que firmou o sucesso da montadora. O jipe aguentava estradas e tempo ruins e recebia equipamentos da Volkswagen. Uma curiosidade é que quando os clientes chegavam para testar o carro, eles recebiam um taco de baseball e o usavam no carro para testar a resistência deste.

Depois deste, muitos outros carros vieram e a montadora prosperou até que a década de 1990, com a instabilidade econômica e concorrência com outras grandes montadoras, a Gurgel fechou as portas para sempre.

Editado por Giovani Ciquelero

Nenhum comentário:

Postar um comentário