
Yarê Protzek
Formada na década de 90, a banda Ultrasom conta com 6 integrantes: um músico, um policial e três médicos. Eles são Orlando Belim Junior - contra Baixo e nefrologia, Rosely Matsubara - teclado e intensivista, Marcos Tenório Gomes - bateria e traumatologia, Cleves Nelson Ida - músico, Joanez Gaspar - vocal/violão base e funcionário público estadual e Ernane Campos - guitarra e cardiologia.
A formação se deu em um show de talentos da Associação Médica de Guarapuava. Orlando, conta que “tudo começou quando alguns colegas médicos, que tinham alguns talentos escondidos, tocavam algum instrumento ou cantavam e começaram a se reunir de brincadeira. Ai por ocasião de um evento da Associação Médica, a gente começou a treinar mais vezes e fizemos uma apresentação. O pessoal gostou e começamos a tocar em mais lugares e ensaiar mais”.
A banda se apresenta em diversos bares da cidade
Os integrantes da banda contam que o nome surgiu para mesclar uma característica da medicina com uma da música. Ultrasom, do ponto de vista médico, é um exame de geração de imagens que usa ondas sonoras de alta frequência e os ecos produzidos. “O nome foi proposital. A ideia foi exatamente tentar ligar o termo ultrasom do som com o ultrasom exame e deu certo a ideia”, diz Orlando.
No início a banda era uma forma de diversão, de unir os amigos em uma roda com música e entretenimento. Depois de tocar uma música aqui, outra acolá, os integrantes resolveram fazer shows pela cidade.
Em Guarapuava a banda já se apresentou no Aô Boteco, London Pub, Babylon e Boliche, lugares conhecidos pelos guarapuavanos. Porém, os integrantes da banda são bem modestos. Eles dizem que a maioria do público que comparecem aos shows são os amigos. “A maioria que escuta a gente tocar é amigo nosso, nós intimamos eles a virem”, diz Cleves em meio à risada dos outros integrantes que concordam com a afirmação.
A banda escolhe juntamente as músicas, sempre levando em conta o timbre de voz do vocalista. O repertório é recheado de musicas do rock & roll clássico, com músicas de bandas nacionais e internacionais. A música preferida pelos integrantes é a Every Breath You Take da Banda The Police, que marcou bastante a história da Ultrasom. “Essa vai ficar no coração da gente, por ser a primeira”, disse Orlando.
Rosely também comentou que a banda não possui um repertório composto por eles, mas pensam nessa opção. “Ainda não compomos uma musica. É um grande sonho e projeto nosso, ter uma musica nossa. Mas temos essa pretensão, é uma possibilidade”. Joanez diz que a banda funciona como uma terapia. “Nós tocamos mais por gostar da música, para desestressar, descansar da rotina do dia a dia”.
Editado por Luciana Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário