Mário Raposo Jr.
A temperatura já começa a cair e junto com o frio, vêm os problemas de garganta. É comum ouvir pessoas com a voz ‘anasalada’ ou com excesso de tosse. Gripe, rouquidão e fadiga vocal são apenas alguns dos problemas que a gelada estação pode trazer, e para quem depende da voz profissionalmente essa pode não ser a melhor época do ano.
Mas como se prevenir para que a voz não sofra com o frio? Que cuidados devem ser tomados? Segundo a professora de técnica vocal, Eliane Fialho, esses problemas podem ser facilmente evitados se a pessoa tomar cuidados simples, não cometendo exageros como ingerir alimentos muito frios, muito quentes ou muito gordurosos. Segundo a professora, aquecimentos e treinamento vocal também ajudam bastante. “A prática de exercícios minimiza o desgaste da voz e aumenta sua potencialidade”.
Alergias também costumam dar trabalho nessa época do ano. A estudante Anita Hoffman diz sofrer com a rinite. “Com o tempo frio, os ácaros tendem a surgir com mais intensidade, então eu tenho que tomar muito cuidado com a questão de trocar lençóis e travesseiros, pois a rinite acaba afetando diretamente a minha voz”. Segundo a estudante, alimentos como mel, limão e maçã também ajudam a limpar as cordas vocais e fortificar a voz.
Editado por Poliana Kovalyk
Nenhum comentário:
Postar um comentário