sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A erva que aquece o mercado do Paraná


Ana Carolina Pereira

Localizada no Terceiro Planalto Paranaense, Guarapuava é uma das cidades mais frias do estado. O clima gelado propicia o cultivo da cevada, tornando a cidade uma das maiores produtoras de malte da América Latina, responsável pó 16% da produção nacional. Além da cevada, a região atua ativamente no mercado de erva-mate, como vamos conhecer nesta edição do Made in Guarapuava.
Com inicio das produções em 1975, a indústria de erva-mate cancheada, chimarrão Roseira, ainda era movida a maquinários rudimentares. Entretanto, com empreendedorismo e conhecimento da atividade ervateira os irmãos Antonio Fagundes Schier e José Ewaldo Fagundes Schier, resolveram expandir os seus negócios. “Juntos desenvolveram um novo sistema de moagem e industrializaram pela primeira vez o mate verde em uma época que somente a erva amarela era consumida, o que resultou no lançamento da erva-mate Chimarrão 81 e Chimarrão Roseira”, como explica Rodrigo Zampieri, diretor industrial do Mate 81.
Entre os produtos manufaturados pela empresa estão: erva mate tradicional, grossa, embalada a vácuo, mate gelado (conhecido como tereré), uma linha com variados sabores de chás, além dos compostos de chimarrão, no qual se adiciona a erva mate outras ervas como carqueja, erva doce, camomila, erva cidreira e laranja.

Linha de produtos da 81 é referencia em todo o Paraná

Com a produtividade voltada ao desenvolvimento sustentável, Rodrigo explica o processo de secagem das folhas de erva-mate. “Através do sistema de caldeiras adaptado ao carijo (secador de erva-mate), conseguimos diminuir o consumo de lenha para secagem, e aproveitarmos cavaco de pinus e eucalipto para aquecimento da caldeira. Tornando-nos uma empresa com consciência ecológica”.
Com venda direta e indireta para todos os Estados que consomem o chimarrão. Entre eles: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Segundo o diretor industrial, a logística é própria devido as característica do produto erva-mate, tanto na entrega quanto na recepção da matéria prima.
Uma empresa 100% guarapuavana, orgulhosa por fazer parte do dia-a-dia de milhares de mateadores da região e do Brasil. Rodrigo explica o motivo do sucesso, “Destaca-se, a não aplicação de corantes e açúcares em seu processo, que a torna um produto 100% natural. Produzir e industrializar Erva-Mate de alta qualidade é o papel dessa empresa”, ressalta.

Editado por Giovani Ciquelero

Nenhum comentário:

Postar um comentário