sábado, 5 de novembro de 2011

Nomes de ruas em Guarapuava homenageiam Visconde de Guarapuava e Arlindo Ribeiro

Katrin Korpasch

Na matéria anterior paramos na rua Capitão Rocha, hoje seguiremos nosso trajeto com uma conversão à direita. Assim, chegamos à rua Arlindo Ribeiro. A rua é uma homenagem a Arlindo Martins Ribeiro, que nasceu em 1873, em Iguapé, São Paulo. Ainda jovem tornou-se viajante e passou por boa parte do sul do Brasil. Veio para Guarapuava em 1916, casou-se aqui e foi eleito deputado estadual e prefeito da cidade.

Continuando a trajetória: rua Arlindo Ribeiro e Visconde de Guarapuava

Em seguida passamos para a rua Visconde de Guarapuava. “O Visconde foi essencialmente um político do final do império e começo da república”, explica o professor de história da Unicentro Ariel Pires. Antônio de Sá Camargo nasceu em 1807 em Palmeira, que fica a cerca de 178 quilômetros a leste de Guarapuava. Alguns anos depois veio à Guarapuava para morar na fazenda do pai. Atuou na guerra contra o Paraguai e prestou serviços para o Império em Guarapuava. Antônio de Sá Camargo foi nomeado coronel da Guarda Nacional, montou, financiou e foi comandante do 7º da cavalaria de Guarapuava, que guarneceu a fronteira com a Argentina na Guerra do Paraguai.

Rua Visconde de Guarapuava: de um lado está a Praça 9 de Dezembro, e do outro, a casa (em branco e azul) em que o Visconde viveu

Atuando na política, foi deputado provincial e vice-presidente da Província. Além disso, fundou cidades, escolas, libertou escravos, construiu hospitais e bibliotecas. Também contribuiu para a criação da Santa Casa de Curitiba e de Paranaguá. Por todos estes aspectos recebeu de D. Pedro II o título de Visconde de Guarapuava.

A Arlindo Ribeiro tem residências na maior parte de sua extensão, é a rua que passa ao lado da Prefeitura

Visconde faleceu em 7 de novembro de 1896. Hoje ele tem seu busto representado na Praça 9 de dezembro. A casa em que viveu em Guarapuava foi transformada em museu, o Museu Municipal Visconde de Guarapuava, que fica em frente à Praça 9 de dezembro.
A próxima parte do nosso passeio você confere na matéria seguinte. Até lá!

Editado por Mário Raposo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário