quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Unidos pela história e pelo mapa

Katrin Korpasch

Depois de passarmos pela rua Professor Becker na matéria passada, fazemos uma conversão à esquerda para continuarmos nosso trajeto. Nesta parte iremos passar por três ruas com nomes ligados historicamente. São estes: Azevedo Portugal, Padre Chagas e Capitão Rocha. Hoje, as ruas Padre Chagas e Capitão Rocha passam pelo centro da cidade, por isso, concentram vários tipos de comércio, já a extensão da Azevedo Portugal concentra mais residências, mas na parte em que passa ao lado da Praça Cleve há uma área comercial.


Assim como na história, no mapa da cidade, as ruas Padre Chagas, Azevedo Portugal e Capitão Rocha também estão próximas

Diogo Pinto de Azevedo Portugal, Padre Francisco de Chagas Lima, Antonio da Rocha Loures e mais 200 soldados e 100 povoadores vieram para a região a mando de D. João VI com a Real Expedição Colonizadora de Guarapuava. O grupo chegou em 17 de junho de 1810 e deu origem ao Povoado de Atalaia, o primeiro povoado dos campos guarapuavanos. Mais tarde, entre 1818 e 1819 foi fundada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém, os moradores do Povoado de Atalaia se mudaram para o local escolhido por Padre Chagas para receber a Igreja Matriz, entre os rios Pinhão e Coutinho, exatamente onde hoje se encontra a sede de Guarapuava, foi aí que a cidade começou.

A rua Padre Chagas é central em Guarpauva e tem grande movimento

Conforme o professor de história da Unicentro, Ariel Pires, é justo homenagear estes nomes em nossas ruas. “São os fundadores de Guarapuava, líderes de expedições que vieram tomar posse das terras em nome, ou para o governo imperial, principalmente depois de 1808, quando a família real veio para o Brasil. D. João VI imediatamente lançou a política dele e partiu para atravessar o tratado de Tordesilhas, já que Guarapuava, por exemplo, era possessão espanhola”.

A rua Azevedo Portugal é importante na ligação entre avenidadas

Os três personagens contribuíram para o estabelecimento do que hoje é nossa cidade. Depois de, como vimos na nossa primeira matéria, Afonso Botelho e seu grupo terem deixado Guarapuava, quarenta anos depois chegam Azevedo Portugal, Padre Chagas e Capitão Rocha para colonizar nossa região e dar início a Guarapuava. Por isso são homenageados em nossas ruas. Aliás, Padre Chagas tem outra ligação com as ruas guarapuavanas. Foi ele que traçou as primeiras ruas e a arquitetura dos primeiros casarões de Guarapuava. Traçou a primeira quadra da cidade, na qual ficaria a Igreja e a Casa do Vigário, o ponto zero da cidade. Porém, no começo as vias eram denominadas conforme o uso. Havia por exemplo, a rua da Cadeia, rua das Flores, rua da Sachristia, e assim por diante. Foi em 1853 que os vereadores passaram a requerer uma denominação legal para as vias da cidade.


A rua Capitão Rocha tem grande movimento e presença de muitas empresas

Editado por Mário Raposo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário